Além da parte didática, com as disciplinas tradicionais que conhecemos, o ambiente escolar promove também a formação social e emocional das crianças.
Com o avanço das tecnologias, as mudanças comportamentais, diminuindo o contato presencial com outros colegas e aumentando as interações digitais, lidar com emoções se tornou ainda mais importante. Para cuidar desse aspecto, temos a Educação Socioemocional.
A Educação Socioemocional é fundamental na preparação do indivíduo para enfrentar problemas durante a vida. Seu objetivo é desenvolver habilidades para auxiliar as crianças a lidarem melhor em situações de conflito, reduzindo, assim, a vulnerabilidade dos estudantes. Para isso, estimulam-se diálogos constantes por meio dos quais os alunos podem expressar seus anseios, temores e frustrações.
Outro ponto da Educação Socioemocional é que a escola pode ainda incluir toda a família em seu plano de gestão socioemocional, possibilitando um espaço de conversa, proporcionando e incentivando que a família converse abertamente sobre angústias, fracassos e dificuldades. Pensar soluções conjuntas melhora o relacionamento familiar e fortalece a estrutura emocional de todo o grupo.
Que tal incluir isso no dia a dia do seu pequeno brilhante? Aqui tem Escola da Inteligência, o maior e mais completo programa de educação socioemocional.
Acompanhe nossas redes sociais:
www.facebook.com/ColegioIntegradoTatui/
www.instagram.com/colegio.integrado/